quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Análise do Plano de Carreira integração e evolução entenda as diferenças.

Caros amigos estamos tendo muitos questionamentos quanto a sistemática adotada pelo Plano de Carreira.

No plano temos duas questões distintas que são:

Integração que é como se acomodarão os integrantes atuais da carreira, nos novos cargos a integração esta prevista nos artigos 42 a 48, pois vejamos as regras de integração.


I - Os atuais ocupantes titulares do cargo de GCM 3ª Classe – QGC 1, serão integrados no cargo de Guarda Civil Metropolitano - 3ª Classe - QTG 1, até o término do estágio probatório;

II- Os atuais ocupantes titulares do cargo de GCM 2ª Classe – QGC 2, serão integrados:

a) no cargo de Guarda Civil Metropolitano - 2ª Classe, QTG -2, N-I, os titulares com até 03 (três) anos de efetivo exercício no cargo, mantendo a contagem do tempo de efetivo exercício para evolução.

b) no cargo de Guarda Civil Metropolitano - 1ª Classe, QTG-3, N-I, os titulares com 03 (três) anos e 01 (um) dia até 06 (seis) anos de efetivo exercício no cargo;

c)no cargo de Guarda Civil Metropolitano – Classe Especial, QTG-4, N-I, os titulares com mais de 06 (seis) anos de efetivo exercício no cargo;

III - Os atuais ocupantes titulares do cargo de GCM 1ª Classe, QGC-3, serão integrados:

a) no cargo de Guarda Civil Metropolitano - 1ª Classe, QTG 3, N-I, os titulares com até 03 (três) anos de efetivo exercício no cargo, mantendo a contagem do tempo de efetivo exercício para evolução.

b) no cargo de Guarda Civil Metropolitano – Classe Especial, QTG-4, N-I, os titulares com 03 (três)
anos e 01 (um) dia até 06 (seis) anos de efetivo exercício no cargo;

c)no cargo de Guarda Civil Metropolitano – Classe Distinta, QTG-5, N-II, os titulares com mais de 06 (seis) anos de efetivo exercício no cargo;

IV - Os atuais ocupantes titulares do cargo de GCM Classe Distinta, QGC-4 serão integrados:

a) no cargo de Subinspetor, QTG – 06, N-II, os titulares, com até o6 (seis) anos de efetivo exercício no cargo e que não possuam diploma de nível superior;

b) no cargo de Inspetor, QTG – 07, N-III, os titulares com mais o6 (seis) anos de efetivo exercício no
cargo ou que possuam diploma de nível superior;

V - Os atuais ocupantes titulares do cargo de Inspetor, QGC-5, serão integrados:

a) no cargo de Inspetor, QTG-07, N-III, os titulares com até 06 (seis) anos de efetivo exercício no cargo, ou que não possuam diploma de nível superior;

b) no cargo de Inspetor de Divisão, QTG-08, N-III, os titulares com mais de 06 (seis) anos de efetivo
exercício no cargo e que possuam diploma de nível superior;

VI - Os atuais ocupantes titulares do cargo de Inspetor Regional, QGC-6 serão integrados:

a)no cargo de Inspetor de Divisão, QTG-08, N-III, os titulares com até 06 (seis) anos de efetivo
exercício no cargo ou que não possuam diploma de nível superior;

b) no cargo de Inspetor de Agrupamento, QTG-9, N-IV, os titulares com mais de 06 (seis) anos de
efetivo exercício no cargo e que possuam diploma de nível superior;

A proposta inicial foi de elevação em até três cargos, mas SEMPLA apontou que não seria possível pois a piramide de cargos ficaria invertida, pois a atual estrutura não teria como comportar tantos cargos de chefia, sendo que ficou definida por SEMPLA que todos iriam subir até dois cargos dentro da estrutura da nova carreira.

O critério de integração será somente por tempo de efetivo exercício, o que exclui o tempo de licença médica para tratamento da própria saúde principalmente.

Todos os readaptados serão integrados na mesma condição dos demais, bem como a situação disciplinar não irá influenciar na integração.

OUTRA QUESTÃO É A EVOLUÇÃO FUNCIONAL, A QUAL IREMOS EXPOR EM OUTRO TÓPICO, PARA FINS DIDÁTICOS.

27 comentários:

  1. Cd Farias por favor,eu sou 1º classe a muitos anos,com essa mudança vou a Classe distinta
    Sou letra E a muitos anos tambem...pergunto....vou a QTG 5 na letra E?....ou vou QTG 5 na letra A??.....estes varios anos que sou letra E como 1º classe conta alguma coisa a mais na mudança para o novo plano?

    Desde já agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A letra irá permanecer a mesma vc irá para QTG 5 letra E.

      Excluir
    2. cabe observar que esta questão também irá depender de posicionamento de sempla, mas o grau será garantido, um dos itens da reunião de sexta feira é a definição ou não do texto abaixo que prevê o reajustamento de 10 % para aqueles que não tiverem este ganho na integração.

      Art. 46- O titular de cargo do Quadro da Guarda Civil Metropolitana conservará, na integração, o
      mesmo grau que detinha na situação anterior, salvo se na integração no novo cargo o valor do novo padrão de vencimentos for inferior a 10% (dez por cento) que detinha antes da integração, hipótese em que será integrado no grau imediatamente superior.

      Excluir
    3. POIS É CD,PELOS CALCULOS DÁ MENOS DE 10%

      Excluir
    4. Cadê a promessa de reposição da inflação? Claro que esse plano de carreira não nos dará, e como o sindicato pretende negociar os outros 70, 80 ou até 90%?

      Excluir
    5. Tenho 21 anos de guarda,letra E vou ficar como?não entendi nada.Sou QGC2E

      Excluir
    6. O Senhor vai ser integrado ao cargo de Classe Especial QTG-4 E.

      Excluir
  2. A integração dos CDs antigos ao cargo de Inspetor ja ficou definido? Pois era isso que estava atrasando a ida do projeto a Câmara não era?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia.

    Gostaria de saber como ficará o caso de nós GCM's da turma 37, que somos guardas mais antigos, porém 2ª classes mais novos do que a turma 38, haja vista, que os mesmos tiveram o tempo retroagido na evolução para 2006, pois se este erro não for revisto nós da turma 37 poderemos ser prejudicados nesta nova restruturação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JÁ existe um processo requerido pelo sindicato, e ratificado pelas entidades da mesa de negociação, para que seja corrigido esta questão, dos que não foram enquadrados a segunda classe a época certa três anos no cargo de 3 classe.

      Excluir
  4. Caro Cd Farias, que palhaçada é essa para com a GCM, um agente de saúde nivel básico vai ganhar mais que um 3 classe, realmente não entendo as pessoas que nos representam, peço por gentileza que não deixem que nos humilhem assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ganho é por subsidio, que é outro sistema de remuneração, no subsidio não haverá letras, quinquênio, sexta parte, vop e outras verbas somente é o salário único, sem qualquer gratificação, portanto este aumento é virtual, uma troca de direitos que foram incorporados a um salario único, que ficará a mercê somente do reajuste anual.

      Excluir
    2. Concordo com o Cd Farias, subsidio e ENGODO, vc verá aumento significativo agora só depois vc vai ver o prejuizo que terá ao longo dos anos, vc terá que negociar, negociar e negociar por uns miseros 1% o até menos, esse Subsidio é um retrocesso que querem enfiar goela abaixo do servidor publico.

      Excluir
  5. Boa tarde!
    Cd Faria,
    Consigno nesta oportunidade que estamos perdendo a chance de reduzir a jornada diaria de trabalho e a carga horaria semanal do GCM.
    Como é sabido, essa reestruturação não vai avançar para readequar e repor as perdas da remuneração do GCM para um patamar digno de um profissional que arisca vida em prol da população, profissional esse que ostenta um uniforme e porta uma arma de fogo.
    Tendo em vista que não ha de forma clara e objetiva a valorização da remuneração do GCM, o justo e necessário é a diminuição da jornada semanal para 36 horas e diária para 6 horas.

    ResponderExcluir
  6. CD Faria, termino meu curso de direito no primeiro semestre de 2015. Sou Classe Distinta e gostaria de saber se quando apresentar o certificado, eu irei a Inspetor ou terei que pagar o pedágio como Sub. Inspetor até completar o tempo.
    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  7. É CARO CD, EU NÃO SOU O CD FARIAS MAS UMA TRISTE NOTÍCIA PARA O SEU CASO. SERÃO CONSIDERADOS OS DIPLOMAS DE CURSO SUPERIOR COM DATA DE CONCLUSÃO ATÉ O DIA 31/DE JANEIRO DE 2015. POR QUAL RAZÃO ESCOLHERAM ESTA DATA SÓ O AUGUSTO E O CLÓVIS PARA TE EXPLICAR..

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela proximidade do término de seu curso de Direito. A exigência para a passagem de nível é ter Nível Superior até a data limite a ser estabelecida (nota-se que não está definida, porém se dará no ano de 2014).
    Outra condição de passagem de nível para o Classe Distinta, que aguarda aval de SEMPLA, é ter no mínimo seis anos no cargo de Classe Distinta, assim, uma vez não tendo o Nível Superior, caso aprovado e inserido na reestruturação do plano de carreira, será promovido aquele detiver tempo no cargo.
    Caso o Senhor não preencha os requisitos da integração, o senhor poderá participar do primeiro acesso que se dará excepcionalmente em 2016.
    Saudações CD Gonçalves

    ResponderExcluir
  9. 22 anos de Guarda, quase 1 com 2º Classe e nao stou vendo grandes beneficio para essa categoria, isso so vai mudar quando o sistema começar olhar para baixo, que e onde estamos, mantendo e elevando o nome desse Corporação, na linha de frente , na rua comprido as Leis desse Sistema que toda via nos faz sentir VERMES e mesmo assim lutamos para que um dia isso poça melhorar....LAMENTÁVEL,mesa de negociação,reuniões e nada muda para todos, apenas para alguns.

    ResponderExcluir
  10. Prezado CD Farias, por favor poste os fatos ocorridos na reunião de hoje!
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  11. CD FARIAS ESTAMOS ANSIOSOS POR UMA INFORMAÇÃO , COMO NOSSO SINDICATO NUNCA TRÁS NADA EM TEMPO REAL, CONTAMOS COM O SENHOR!
    JÁ SÃO QUASE 2 ANOS DE ESPERA E ISSO ESTA FAZENDO MUITO MAL A TODOS OS COMPANHEIROS...PORTANTO ASSIM QUE PUDER POSTAR ALGO NÓS AGRADECEMOS.

    ResponderExcluir
  12. cd , sou gcm 2 º classe , letra E da turma 38 ,( muito prejudicado) porem com nivel superior , como fica a nossa situação após a integração para CE em 2015.

    ResponderExcluir